sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Dúvidas frequentes sobre o Método Pilates


1) Quem pode fazer Pilates?

O pilates é destinado a todos, principalmente para as pessoas que necessitam ou procuram uma atividade física que englobe, alinhamento e correção postural, alongamento, fortalecimento muscular,coordenação motora e entre outros benefícios. Logo se torna uma atividade livre para pessoas de qualquer idade, desde que seja respeitado sua individualidade.

2) Quanto tempo leva para começar a se observar os resultados do Pilates?

Observamos em nossos alunos por meio de avaliações e reavaliações que em um periodo de 1 a 2 meses os resultados como fortalecimento, alongamento, melhora da postura, diminuição de dores são observados.

3) Quais são os benefícios a curto e a longo prazo?

Melhora da postura, consciência corporal, coordenação, equilíbrio, diminuição de dores, melhora da estética corporal, melhora da auto-estima, aumento do alongamento e fortalecimento, bem estar, prevenção de lesões, tratamento de patologias, precisão e refinamento dos movimentos, melhora a performance atlética e artística, aumento da capacidade de concentração. São muitos os benefícios que o pilates pode proporcionar.

4) O Pilates emagrece e reduz medidas?

Normalmente, o gasto energético de uma aula de Pilates fica abaixo do que precisamos para “queimar gordura”, ou seja, não atinge mesmo nível de Frequencia Cardíaca (FC) de uma caminhada ou corrida,porém é uma atividade que tonifíca a musculatura,reduzindo assim as medidas das circunferências do corpo.

5) Quantas vezes por semana devo praticar Pilates?

Se a pessoa já pratica alguma atividade física, recomendo fazer 2 vezes na semana, do contrário, 3 vezes na semana seria uma boa frequência.

6) Tenho uma patologia que me trás várias limitações, posso praticar Pilates?

Sim, pode, pois o Pilates é uma atividade que pode ser adaptada as suas limitações. Uma das nossas grandes preocupações é a de proporcionar ao aluno uma atividade agradável e sempre confortável, visando sua qualidade de vida.

7) Qual a diferença de Pilates e Musculação?

O pilates trabalha com resistência das molas e do próprio corpo, diferente da musculação onde se utiliza pesos, os equipamentos são também próprios do método.
O corpo de quem pratica pilates, mesmo que para reabilitação, fica com um visual mais tonificado e com menos hipertrofia, enquanto que na musculação se observa grandes hipertrofias e um pouco da perda dos contornos corporais.

8) O que deve ser feito antes de começar a praticar Pilates?

Primeiro consultar um médico, nenhuma atividade física deve ser inciada sem que isso seja feito. No consultório antes de iniciar as aulas o aluno passa por uma avaliação para que seja traçado seu plano de aulas e ainda para melhor acompanhamento de sua prática, tornando-a segura.

9) Qual a diferença entre Pilates de equipamento e Pilates de solo?

A diferença básica é que o pilates com equipamentos ou aparelhos, o aluno conta com ajuda das molas e outros recursos próprios de cada equipamento, o que leva a um ótimo direcionamento de certos movimentos, existe também o relato da maioria das pessoas que praticam que o exercício se torna mais confortável. Já no pilates de solo, o aluno trabalha com seu peso corporal. Não tem como dizer que uma modalidade seja mais "pesada" ou "leve" que a outra, pois no método podemos facilitar ou dificultar em qualquer uma das ocasiões.

10) Qual a duração de uma aula de Pilates?

A duração da aula é de 1 hora, sendo composta de exercícios de pilates para aquecimento (5 min), desenvolvimento (45 min) e relaxamento (10 min).


Dúvidas ou sugestões : pcsilva.fisio@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário