quarta-feira, 13 de julho de 2011

Previna a osteoporose com exercício físico


A osteoporose é uma doença sistemática do esqueleto, reduz a massa óssea aumentando a fragilidade dos ossos tornando o individuo mais suscetível à fratura.

É uma doença que já foi considerada normal do processo de envelhecimento, mas hoje acomete adultos cada vez mais cedo, reduzindo a densidade mineral óssea, chegando num primeiro estágio denominado osteopenia. A osteoporose atinge mais mulheres, mas com a expectativa de vida está elevada, há uma expectativa de aumentar o percentual em homens.

Mas como prevenir?

A prevenção pode acontecer em cada ciclo da vida. É importante atingir um pico de massa óssea na infância, adolescência e inicio da fase adulta; e manutenção em idades mais avançadas. Com a prática esportiva e uma boa alimentação podem reduzir o risco de osteoporose.

Saiba que fatores hereditários podem determinar a variabilidade do pico de massa óssea e que ela pode continuar a aumentar entre os 20 e 30 anos. Na fase adulta e meia idade homens e mulheres começam a perder a massa óssea, numa taxa aproximadamente 0,5% por ano e nas mulheres na menopausa a perda é de 1 ou 2% por ano.

Os exercícios de fortalecimento são os mais potentes contribuidores para a maximização do pico de massa óssea, prevenindo a osteoporose.

Estudos demonstram que com o treinamento resistido de intensidade moderada sendo realizada 3x por semana, aumentou a densidade mineral óssea em mulheres acima de 35 anos. Grupos de mulheres na menopausa que treinam com intensidade elevada e poucas repetições tiveram também um aumento significativo na densidade mineral óssea.

Já os exercícios aeróbicos que proporcionam um melhor resultado na prevenção são os com intensidade mais elevada e de impacto. Uma caminhada pode beneficiar a saúde cardiovascular, mas não aprimoram a densidade mineral óssea da coluna e quadril.

A pessoa que inicia a pratica de exercício físico pode e deve começar com a caminhada e aumentando gradativamente sua intensidade e adicionar a corrida, saltos, subir degraus e o treinamento resistido na musculação.

Importante que o praticante tenha uma boa orientação quanto aos exercícios e alimentação em cada estágio de ciclo da vida. Para pessoas em idades mais avançadas um acompanhamento com exames clínicos observando essa perda de massa óssea.

Mude seu estilo de vida, pratique exercícios com orientação e fuja da osteoporose!

Referencia:
Graves, James e Barry, Franklin. Treinamento resistido na saúde e reabilitação. Rio de Janeiro, editora Revinter, 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário