domingo, 5 de setembro de 2010

Chega de monotonia e treinos iguais todas as semanas


O Treinamento Funcional é um método de treinamento físico com a premissa básica de melhoria da aptidão física de acordo com as necessidades específicas de cada indivíduo, seja para fins desportivos ou qualidade de vida. Ele resgata através de um programa de treinamento individualizado e específico, a capacidade funcional de um homem moderno, independente do seu nível de condição física e das atividades que ele desenvolva. Usando exercícios que se relacionam com a atividade específica do indivíduo e que transferem seus ganhos de forma efetiva para o seu dia-a-dia.

A principal vantagem deste método de treinamento é que ele proporciona uma adaptação universal para qualquer tipo de pessoa, independente da sua idade, condicionamento ou experiência. O mesmo tipo de treinamento é utilizado para idosos, recuperação de lesões, atletas profissionais e lutadores, sempre respeitando o princípio básico da individualidade biológica.

Outro ponto importante a ser salientado é que os métodos tradicionais utilizados nas academias, geralmente acabam restritos a uma, duas ou três capacidades físicas, enquanto o treinamento funcional treina todas as capacidades físicas, sendo assim considerado o mais completo e eficiente método da atualidade.

O Treinamento Funcional torna a performance, até então restrita a treinamento de atletas, acessível a todos. Todas as capacidades físicas – equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade, resistência aeróbica e anaeróbica – são trabalhadas de forma integrada através de movimentos multi-articulares e multi-planares do envolvimento da propriocepção.

O que é propriocepção? É a sensação mediada por mecanoreceptores localizados na pele, músculos, tendões, ligamentos, cápsulas articulares. Provê informação relacionada ao posicionamento, movimento, velocidade e aceleração articular e tensão musculotendínea. Mediadora do controle neuromuscular e melhora estabilidade dinâmica articular.

Benefícios:



- Melhora da postura;- Controle do peso corporal;
- Melhora do equilíbrio muscular;- Melhora na eficiência dos movimentos;
- Melhora do desempenho nos esportes;- Maior estabilidade da coluna vertebral;
- Diminuição de ocorrências de lesões;- Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
- Melhora da força, coordenação motora, resistência central e periférica (cardiovascular e muscular), lateralidade, flexibilidade e propriocepção.- Desenvolvimento da consciência sinestésica (sensação do movimento).



Agende um treinamento com o Personal Paulofisio -
Contato: pcsilva.fisio@gmail.com




































Nenhum comentário:

Postar um comentário